Dicas e respostas da Equipe Simples Agenda
Página InicialClientesPerguntas frequentes

Como controlar o Crédito do Cliente ?

Saiba como incluir e usar o crédito do cliente

Escrito por Gustavo Puglisi
Atualizado há mais de uma semana

O crédito do cliente normalmente é incluído quando o cliente faz algum pagamento e quer deixar o valor do troco como crédito.

A inclusão de crédito neste cenário é bem simples.

Acessando o menu Caixa é possível criar uma venda. Depois clique no botão "Formas de Pagamento", informe o valor que o cliente pagou.

Agora vem a parte importante. Se o total da compra deu R$ 70 e o cliente pagou R$ 100 e quer deixar os R$ 30 de crédito, basta você marcar a opção "Incluir Troco como Crédito" e depois clicar em "Lançar no Financeiro". Neste momento será feito a movimentação financeira e ficará registrado em seu financeiro esta entrada de crédito.


Este Crédito do Cliente ficará registrado no cadastro do cliente. Acesse o menu Cliente, pesquise pelo nome do cliente e clique no lápis para Editar. Depois clique na aba Crédito do Cliente.



Note que na imagem acima é possível também incluir ou excluir um Crédito do Cliente manualmente. Para excluir, informe o valor negativo. Nota importante: Se for incluído o crédito manualmente este valor não movimentará o seu financeiro.


Ótimo, agora se o cliente voltar um outro dia e quiser utilizar este crédito que ele possui, é muito fácil.

Após você criar a venda do cliente lá no Caixa e clicar em "Formas de Pagamento", você irá escolher a forma de pagamento chamado Crédito do Cliente (conforme imagem abaixo). Depois basta clicar no botão "Lançar no Financeiro". Está feito, você acabou de usar o crédito do cliente para pagar esta venda.